sábado, 14 de maio de 2011

Alguns mitos associados à Dislexia

Até há pouco tempo a dislexia era considerada uma incapacidade sem uma base neurobiológica identificada, sendo apenas visíveis as suas manifestações. O desconhecimento científico acerca da dislexia levou ao aparecimento de alguns mitos. 
1º Mito: Não existe dislexia.

Realidade: A dislexia existe, é uma dificuldade de aprendizagem específica, de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldades na aprendizagem da escrita e da leitura.
2º Mito: Não existem meios de diagnóstico da dislexia.
Realidade: Actualmente existem conhecimentos que permitem avaliar e diagnosticar as crianças com dislexia. Existem provas específicas para avaliar as diferentes competências relacionadas com a leitura.
3º Mito: A dislexia só pode ser diagnosticada e tratada depois do insucesso na leitura.
Realidade: O conhecimento do défice fonológico subjacente à aprendizagem da leitura permite a identificação dos sinais de alerta e consequente intervenção precoce. Quanto mais cedo for diagnosticada mais eficaz será o processo de intervenção.
4º Mito: A dislexia passa com o tempo.
Realidade: Como é de origem constitucional, a dislexia acompanha o indivíduo ao longo de toda a sua vida.
            5º Mito: Repetir o ano ajuda a ultrapassar a dificuldade.
Realidade: As dificuldades da criança não desaparecem pelo facto de ela repetir anos de escolaridade, pelo contrário, pode criar dificuldades acrescidas, como sentimentos de frustração, ansiedade e perda de auto-estima. O importante é que a criança seja avaliada e beneficie de uma intervenção especializada.
            6º Mito: Deve evitar-se identificar as crianças como disléxicas.
Realidade: Ignorar uma perturbação não ajuda a ultrapassa-la, pelo contrário, contribui para o seu agravamento. No entanto e talvez por falta de conhecimentos científicos sobre a dislexia, existem ainda muitos profissionais com alguma relutância em avaliar e diagnosticar as dificuldades de aprendizagem.

            7º Mito: A dislexia é um problema visual.
Realidade: As Associações Americanas de Pediatria e de Oftalmologia reafirmam que a dislexia não é causada por um problema de visão, embora possa estar associada a perturbações visuais.
            8º Mito: A dislexia está relacionada com a inteligência.
Realidade: Os disléxicos não são menos inteligentes que as outras crianças, bem pelo contrário a sua capacidade intelectual é normal ou acima da média. 
            9º Mito: A dislexia existe apenas em algumas línguas.
Realidade: A dislexia tem uma base neurocognitiva universal. Uma vez que, o défice primário da dislexia corresponde a uma dificuldade nas representações fonológicas manifesta-se em todas as línguas. As diferenças de competência leitora entre os disléxicos, devem-se sobretudo às diferentes ortografias.

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