quarta-feira, 11 de maio de 2011

Estratégias na Sala de Aula

Na sala de aula os professores podem utilizar algumas estratégias que permitem que a criança disléxica ultrapasse as suas dificuldades e obtenha melhores resultados. Deixo então algumas dicas:
  • Colocar o aluno num lugar da frente;
  • Estimular a participação oral e permitir a avaliação dessa forma;
  • Evitar a leitura em voz alta perante os colegas;
  • Dar feedback ao aluno sobre as avaliações e sobre a sua prestação escolar, fazendo criticas construtivas e incentivando-o sempre;
  • Utilizar perguntas curtas e directas nas fichas de trabalho e nos testes (preferencialmente perguntas de ligação, escolha múltipla em detrimento de perguntas de desenvolvimento);
  • As avaliações devem conter poucas questões, com enunciados precisos e simples;
  • Ler as perguntas dos testes, preferencialmente uma de cada vez e não a leitura do teste completo;
  • Os textos, fichas de trabalho e testes devem ter um espaçamento de 1,5, letra mínimo tamanho 12, do tipo mais simples possível, como Arial ou Comic Sans;
  • As perguntas devem ser feitas com referência a parágrafos ou linhas a reler;
  • Utilizar agendas para programar todas as tarefas do aluno durante a semana ou durante uma aula;
  • Não penalizar os erros ortográficos na produção escrita do aluno com dificuldades;
  • Se possível permitir a avaliação oral em vez da escrita;
  • Explicar, sempre que possível, o vocabulário mais difícil;
  • Evitar comentários negativos perante o insucesso do aluno, principalmente em público;
  • Inicialmente atribuir tarefas simples que o aluno consiga realizar, aumentando gradualmente o grau de dificuldade;
  • Evitar os blocos densos de texto;
  • Sempre que possível certificar que o aluno passou a informação do quadro e a indicação do trabalho a realizar em casa;
  • Permitir a gravação das aulas para posterior audição das mesmas pelo aluno em casa com a supervisão do encarregado de educação ou, em alternativa, fornecer apontamentos escritos sobre a matéria dada;
  • Dar instruções simples e claras;
  • Utilizar acetatos de cor em cima dos textos para aumentar o contraste e facilitar a leitura;
  • Utilizar formas alternativas de apresentar os conteúdos, tais como diagramas, gráficos, vídeos, slides ou esquemas e dar exemplos práticos;
  • Evitar o uso de tintas vermelhas e verdes, uma vez que são particularmente difíceis de ler;
  • Permitir a entrega de trabalhos impressos.

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