quarta-feira, 11 de maio de 2011

Psicomotricidade e as Dificuldades de Aprendizagem

A aprendizagem é um processo complexo que resulta de uma mudança relativamente estável e duradoura do comportamento e do conhecimento, determinando o nosso pensamento, linguagem, motivações, atitudes, personalidade, etc.
A aprendizagem só se verifica quando, face a uma nova situação, a criança se transforma, tendo para isso de evocar funções de inteligência já estabilizadas e adaptadas.
No caso das aprendizagens escolares ditas verbais, ler, escrever, contar e também pensar, a transformação deverá assentar em aprendizagens já conseguidas e consolidadas anteriormente, ditas não verbais, tais como posturas, desenhos, jogos, músicas, rimas, lengalengas, a partir das quais a introdução de novos elementos e variáveis permitirá então, novas adaptações integradas, e consequentemente novas aprendizagens.
O desenvolvimento evolui do geral para o específico, desta forma, quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem, o fundo do problema, em grande parte, está no nível das bases do desenvolvimento psicomotor.
Durante o processo de aprendizagem, os elementos básicos da psicomotricidade são utilizados com frequência. O desenvolvimento do Esquema Corporal, Lateralidade, Estruturação Espacial, Orientação Temporal e Pré-Escrita são fundamentais na aprendizagem, um problema em um destes elementos irá prejudicar uma boa aprendizagem.
A expressão motora quando é adequadamente mediatizada leva à promoção da consciência corporal, e esta tende ao desenvolvimento do controlo corporal, o que sugere o surgimento de funções psíquicas importantes para um desenvolvimento harmonioso da criança ou do jovem, desde a concentração, à auto-monitorização e até à auto-regulação, o que conduz a uma maior auto-realização e auto-satisfação.
Se for possível transferir todas estas vantagens advindas da experiência motora e lúdica para a sala de aula certamente que os problemas de aprendizagem tendem a ser minimizados, os efeitos da educação pelo movimento ou da psicomotricidade, segundo esta óptica, podem ser um instrumento potente para promover funções de atenção, de processamento e de planificação nas crianças e jovens, para além de contribuírem seguramente para um ambiente mais sereno no seu seio, o que obviamente propicia uma melhor aprendizagem individual e grupal.
Dada a extraordinária plasticidade da organização psicomotora todas as dificuldades de aprendizagem são susceptíveis de modificabilidade, desde que se identifiquem as suas características e se intervenha em tempo útil de forma individualizada e diferenciada.
A Intervenção Psicomotora age sobre a personalidade total dos indivíduos, em todo o espectro da sua diversidade biopsicossocial, oferecendo um conjunto de actividades educativas, reeducativas e terapêuticas de extrema relevância para a sua saúde mental, visto que favorece o seu desenvolvimento global e influencia positivamente o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.
A educação Psicomotora visa aperfeiçoar as capacidades motoras e cognitivas dos indivíduos, através da consciencialização da noção do corpo, do domínio do equilíbrio, construção e controlo das coordenações global e parcial, organização da estruturação espácio-temporal, melhoria das possibilidades de adaptação ao mundo exterior, estruturação das percepções, entre outras.
A educação psicomotora é essencial na vertente preventiva do desenvolvimento psicomotor das crianças.
A criança apenas será capaz de desenvolver as suas capacidades de análise, síntese, abstracção e simbolização quando tiver um conhecimento e controlo das suas capacidades corporais.
A psicomotricidade pretende proporcionar ao aluno algumas condições mínimas necessárias a um bom desempenho escolar, utilizando o movimento para atingir outras aquisições mais elaboradas como as intelectuais/cognitivas.
A participação lúdica facilita a aquisição de noções simbólicas fundamentais para a aprendizagem escolar. A satisfação inerente à experiencia motora contribui de forma positiva para o sentimento de competência. Os movimentos globais e finos são uma modalidade multissensorial de aprendizagem, através da motricidade promove-se o pensamento criativo. Assim e para concluir, a Psicomotricidade pretende modificar as funções cognitivas através do movimento! O vídeo que a seguir apresento explica de forma simples a importância da Psicomotricidade na intervenção das Dificuldades de Aprendizagem!

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