domingo, 1 de maio de 2011

Tipos de Dislexia

De uma forma geral podemos distinguir a dislexia em dislexia adquirida ou dislexia evolutiva ou do desenvolvimento. No caso da dislexia adquirida, trata-se de leitores adultos que tendo adquirido essa capacidade vieram a perdê-la, em consequência de uma lesão cerebral, apesar de ter aprendido a ler e a escrever correctamente, depois da lesão o indivíduo pode não conseguir voltar a escrever sem erros. Por outro lado a dislexia evolutiva é caracterizada por dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita logo desde o início, a leitura é lenta ou mesmo incompleta.  
A dislexia adquirida está subdividida em dislexia profunda, dislexia fonológica e dislexia de superfície. Os sujeitos com dislexia profunda e fonológica apresentam grande dificuldade na descodificação fonémica, o que compromete bastante a leitura de pseudopalavras, uma vez que elas não podem ser reconhecidas pela rota visual e esse reconhecimento está dependente da aplicação de regras de correspondência grafema-fonema, essas pessoas podem ainda cometer erros semânticos na leitura como, por exemplo, ler “sol” em vez de “lua”. Cometem também erros visuais, confundindo palavras como “mata” e “bata”, e erros morfológicos, como trocas de prefixos ou sufixos, “estávamos” por “estamos”. Relativamente à dislexia de superfície os indivíduos que têm dificuldade na rota visual são identificados pela sua dificuldade em ler palavras irregulares.
Dentro da dislexia do desenvolvimento podemos ainda diferenciar três subtipos, dislexia disfonética ou auditiva, dislexia diseidética ou visual e dislexia mista ou visuoauditiva. Na dislexia disfonética a dificuldade incide primariamente na integração símbolo-som (grafema-fonema), manifestando a criança uma dificuldade em desenvolver a análise e síntese fonética das palavras, nestes casos a soletração é diferente da palavra lida, ocorrendo substituição semântica frequente, substituindo-se uma palavra por outra de significado idêntico. A dislexia diseidética refere-se a uma dificuldade na percepção de palavras completas, com substituição de uma palavra ou fonema por outro de sonoridade idêntica. Por fim, a dislexia mista é caracterizada pela dificuldade do indivíduo na análise fonética das palavras e na percepção de letras e palavras completas.

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