Geralmente só se detecta se uma criança é disléxica quando esta começa a ler ou se ela apresentar alguns dos sinais anteriormente descritos.
Os indivíduos com dislexia podem apresentar uma ou mais das seguintes características:
· Problemas no reconhecimento ou na ortografia das palavras;
· Dificuldade em dar respostas orais rápidas;
· Dificuldades em estruturar o trabalho escrito (como as composições);
· Leitura lenta;
· Erros ortográficos frequentes;
· Noção do ritmo alterada;
· Dificuldades no equilíbrio, apresentando dificuldades no controlo postural com oscilações;
· Dificuldades no reconhecimento direita-esquerda;
· Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia parecida mas com diferente orientação no espaço (ex: b - d, d - p, d - q, etc);
· Dificuldades em ler e interpretar problemas matemáticos;
· Noção do esquema corporal imperfeita e insuficiente;
· Dificuldade em memorizar canções e lengalengas;
· Omissão, adição e substituição de fonemas e sílabas (ex: famosa - fama, casaco - casa, batata-bata, etc);
· Fraca memória de curto prazo;
· Dificuldade em seleccionar palavras adequadas para comunicar a nível oral e escrito;
· Fraca coordenação óculo-manual;
· Dificuldade em compreender o sentido global de um texto;
· Soletração imperfeita, leitura sílaba a sílaba ou palavra a palavra;
· Inversão de letras e de palavras (ex: ia-ai, sal-las, par-pra, bicudo-cubido, etc.);
· Memória visual pobre, quando estão em causa símbolos linguísticos;
· Dificuldades em rever textos e em identificar erros;
· Fraca compreensão auditiva;
· Problemas nas aptidões de organização;
· Fraca qualidade da letra;
· Espectro de atenção reduzido na recepção auditiva;
· Acesso reduzido a vocabulário adquirido;
· Problemas de percepção espacial;
· Dificuldade em memorizar sequências;
· Dificuldades em recordar-se de nomes;
· Dificuldades na gestão do tempo;
· Dificuldades em distinguir entre certos sons vocálicos consonânticos;
· Confusão com símbolos e abecedário;
· Escrita reflexa, ou seja, escrevem palavras do fim para o início (por exemplo ‘aduja’ em vez de ‘ajuda’);
· Movimento errático dos olhos quando lêem;
· Pouca destreza manual;
· Pontuação ausente ou pobre;
· Problemas em seguir indicações de orientação;
· Caligrafia imperfeita;
· Falta de organização ao nível dos materiais;
· Problemas em recordar-se da rotina diária;
· Fraca compreensão e falta de prazer na leitura;
· Dificuldades em fazer rimas;
· Escrita em espelho (normal até aos 7 anos).
Ao nível comportamental as crianças com dislexia apresentam uma atenção instável em consequência da fadiga que lhes advém do empenho na superação das dificuldades perceptivas e um grande desinteresse pelo estudo, dado que geralmente o rendimento e as classificações baixas provocam falta de motivação e de curiosidade. Algumas crianças com dislexia apresentam frequentemente os seguintes problemas emocionais:
· Ansiedade, instabilidade emocional e dependência;
· Tensão nervosa;
· Dificuldade para manter a atenção;
· Inquietude e, por vezes, desobediência;
· Reacções comportamentais bruscas e desconcertantes, por vezes sem razão aparente;
· Falta de controlo de si mesmo;
· Dificuldade de ajustamento à realidade;
· Problemas de comunicação;
· Perturbações emocionais e afectivas;
· Auto-conceito e auto-estima baixos, com reduzida tolerância à frustração.
Embora a dislexia seja de origem neurobiológica, isto é ela acompanha o indivíduo ao longo de toda a sua vida, os seus efeitos podem ser atenuados. É importante que o diagnóstico seja feito o mais precocemente possível para que os profissionais adequados comecem a trabalhar em benefício da criança, tendo em conta não só as suas limitações mas também as suas capacidades. Desta forma, quanto mais cedo for diagnosticada a dislexia, mais probabilidades de sucesso irão existir.
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