Os pais e os professores são os primeiros a perceber a presença de dificuldades específicas nas crianças com dislexia. Os disléxicos não são como as folhas de um caderno, todas iguais, razão pela qual devemos ter cuidado ao fazer generalizações e descrever o disléxico.
Há uma série de sinais que nos ajudam a identificar a presença de uma possível dislexia em crianças, ainda que nem sempre estes sinais estejam todos presentes e associados.
É importante referir que não se pode diagnosticar dislexia antes de uma criança iniciar a aprendizagem da leitura, no entanto é importante que esta perturbação seja detectada o mais cedo possível, para que se comece a implementar apoio à criança, ajudando-a a ultrapassar as suas dificuldades.
Assim alguns dos primeiros sinais evidenciados pelos disléxicos são:
· Atraso no início da marcha;
· Atraso na aquisição da linguagem;
· Iniciação tardia à soletração, à leitura e à escrita;
· Problemas de linguagem, tanto na leitura como na escrita, entre os 9 e os 11 anos de idade;
· Leitura feita de forma lenta, sem ritmo, com leitura parcial de palavras, perda da linha que está a ser lida, confusão quanto à ordem das letras, inversões de letras ou palavras;
· Problema linguístico na área da sintaxe (vocabulário reduzido, menor fluidez nas descrições verbais) e na elaboração sintáctica (formação de frases);
· Compreensão verbal deficiente;
· Falhas na análise sonora das letras ou grafemas (incapacidade para ler fonologicamente);
· Dificuldade na codificação fonológica (fonética verbal) – dificuldade em transformar letras ou palavras num código verbal;
· Dificuldade em memorizar canções e lengalengas;
· Atenção instável.
Na psicomotricidade devem destacar-se:
· Atraso na estruturação espácio-temporal e no conhecimento do esquema corporal;
· Dificuldade em diferenciar a esquerda da direita;
- Dificuldades perceptivas responsáveis pela confusão entre cores, forma, tamanhos e posições;
- Dificuldade em memorizar sequências;
- Dificuldades motoras na execução de exercícios manuais e de grafismos;
- Tendência para a escrita em espelho (normal até aos 7 anos);
- Dificuldade em associar rótulos verbais a conceitos direccionais.
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