sexta-feira, 29 de abril de 2011

Campos de aplicação da Psicomotricidade

Hoje em dia considera-se que a Psicomotricidade abrange três campos de actuação: a reeducação psicomotora, a terapia psicomotora e a educação psicomotora.
A Terapia Psicomotora dirige-se a indivíduos que apresentem incapacidades psicomotoras, nomeadamente as derivadas de lesões cerebrais, congénitas ou adquiridas, agudas ou crónicas, focais ou difusas, que influenciem e limitem a capacidade psicomotora e emocional, normal dos sujeitos.
A Reeducação Psicomotora impõe-se nos casos em que predomina o défice instrumental, ou seja, o corpo pois é o primeiro e único instrumento de actuação sobre o mundo. Ao contrário da educação, a reeducação tem um carácter curativo pois aplica-se a indivíduos com dificuldades.
A Educação Psicomotora prevê a optimização do potencial do indivíduo. Pretende dar uma formação de base que procura responder a uma finalidade, por um lado visa assegurar o desenvolvimento funcional tendo em conta as capacidades da criança e por outro lado pretende facilitar a expansão e o equilíbrio da afectividade através do intercâmbio humano. Apresenta um carácter preventivo. Esta vertente de intervenção é aquela que apresenta um maior potencial para combater as Dificuldades de Aprendizagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário