sábado, 14 de maio de 2011

Avaliação em Psicomotricidade

A avaliação em psicomotricidade pode ser utilizada no processo de diagnóstico da dislexia, uma vez que fornece indicações úteis relativamente ao desenvolvimento motor da criança.
Para Fonseca (2008) a avaliação psicomotora envolve um processo de recolha de dados, utilizada para esclarecer e identificar a existência de dificuldades nas áreas cognitivas e motoras, frequentemente por repercussões a nível do desempenho académico, na personalidade, no relacionamento social e até mesmo na linguagem.
Um dos instrumentos mais utilizados na avaliação psicomotora é a Bateria de Observação Psicomotora de Vítor da Fonseca (1985).
A Bateria Psicomotora é aplicada em crianças e jovens dos 4 aos 12 anos de idade, a sua administração é relativamente simples e os materiais que requer são extremamente económicos e destituídos de qualquer sofisticação. A aplicação demora cerca de 30 a 40 minutos, devendo ser equacionado tempo adicional para o contacto com os pais ou com os professores e para a anamnese.
A Bateria Psicomotora consiste numa série de tarefas simples que permitem avaliar os sete factores psicomotores: tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espácio-temporal, praxia global e praxia fina.
 A Bateria Psicomotora procura analisar qualitativamente os sinais psicomotores, comparando-os com as funções dos sistemas básicos do cérebro e das três unidades funcionais para depois explicar o potencial de aprendizagem da criança observada, sendo a sua finalidade essencial detectar e identificar crianças com dificuldades de aprendizagem, sempre com objectivo de maximizar o potencial de aprendizagem da criança.

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