domingo, 8 de maio de 2011

Disléxicos Famosos

Deixo-vos agora alguns testemunhos de personalidades famosas que ao longo das suas vidas lutaram contra a Dislexia e conseguiram ultrapassar as suas dificuldades, tornando-se actores, nadadores, cientistas, pintores ilustres. Através do seu esforço, dedicação, persistência eles são um exemplo para todos nós, mas sobretudo para as crianças que têm dislexia. Para os pais e profissionais que trabalham com crianças disléxicas é importante motivar e encorajar as crianças, utilizando estes exemplos, pois tal como disléxicos famosos também os seus filhos poderão vencer todos os obstáculos com que se deparam.  
Toyah Willcox
A disléxica Toyah Willcox, cantora e actriz britânica, relata a sua experiência: Em criança, tinha a perfeita noção de que não “me encaixava”. Continuei a sentir o mesmo em adulta. Não conseguia soletrar, a leitura era extremamente difícil para mim e era péssima a aprender qualquer coisa nova. Na escola os professores colocavam-me de lado porque era lenta na leitura, na escrita e na matemática. Nas conversas eu lutava para organizar os meus pensamentos.

Assim, tornei-me agressiva (“bully”), aquele tipo de aluno com comportamentos disruptivos que apenas gastava o dinheiro dos pais na escola privada. Não conseguia ler um livro – era um emaranhado de linhas. Os meus pais não sabiam que era disléxica, apenas pensavam que era preguiçosa.
Naquela altura não se falava acerca de dislexia. Agora apercebo-me que muitas pessoas brilhantes sempre lutaram com estes problemas ao longo da sua vida, sem saberem o que realmente os causava.
Com o tempo desenvolvi estratégias, inventando formas próprias de soletrar e ler, nomeadamente decorando frases para entrevistas e audições.
Eu sou disléxica e tenho de ter ajuda especial para soletrar e ler, mas acredito que qualquer pessoa pode fazer aquilo que quiser, se tiver força de vontade e auto-estima.

Carol Greider
A disléxica Carol Greider é uma bióloga molecular que, juntamente com outros dois cientistas, arrecadou o prémio Nobel da medicina em 2009, pelas suas pesquisas relacionadas com a protecção dos cromossomas através do telómero.
Conheça um pouco mais desta brilhante cientista com dislexia numa entrevista realizada pelo New York Times:
New York Times: Sempre quis ser bióloga?
Carol Greider: Os meus pais eram cientistas, mas eu não era o tipo de criança que frequentasse feiras de ciência. Eu sou disléxica e tive muitos problemas na escola onde era colocada em classes especiais. Eu pensava que era estúpida.
New York Times: Isso deve tê-la magoado…
Carol Greider: Claro que sim. Foi difícil ultrapassar isso. Pensei continuamente em formas de compensar, aprendi a memorizar as coisas muito bem, simplesmente porque não conseguia soletrar. Assim, quando tive química e anatomia, onde tinha de memorizar muitas coisas, apercebi-me que era muito boa nisso.
Nunca planeei uma carreira, tinha muitos obstáculos e por isso apenas continuei em frente. Eu gostava de biologia no secundário, porque adorava fazer experiências, divertia-me imenso. Percebi que este tipo de problema/resolução encaixava no meu estilo intelectual.

Duncan Goodhew
O disléxico Duncan Alexander Goodhew é um nadador britânico, vencedor de duas medalhas dos Jogos Olímpicos: medalha de ouro nos 100 metros peito em Moscovo em 1980 e medalha de bronze nos 4X100 metros em Medley. Duncan era suficentemente inteligente para estar com crianças dois anos mais velhas do que ele, mas tinha aulas com crianças dois anos mais novas. Algo errado acontecia quando ele tentava ler, mas nenhum dos professores sabia explicar a razão. Duncan afirma: “ a Dislexia é como se alguém esmurrasse a nossa auto-estima. Antes de perceberem que eu tinha dislexia, estar na escola era como se estivesse num trabalho para o qual não tinha qualificações ou competências. Todos os dias ficava a olhar para o espaço, a tentar sobreviver à experiência.”

Patrick Dempsey
O disléxico Patrick Dempsey é um actor conhecido da série Anatomia de Grey, diagnosticado como disléxico aos 12 anos de idade. “Fez-me o que sou hoje. Deu-me a perspectiva que tenho de continuar a trabalhar, nunca desistir.”
Este actor afirma que, actualmente luta com a leitura dos guiões e com a memorização das falas: “acho que nas alturas em que me sinto mais inseguro… é muito difícil para mim ler o que está na página. Preciso de memorizar para poder ir em frente.”
Patrick Dempsey contratou um treinador privado para o ajudar com a sua dificuldade de aprendizagem: “Se não conseguia ler uma fala, alguém lia para mim. Depois disto era sempre em frente. Eu luto com a ansiedade cada vez que me sento para ler um texto.”
O actor admite que ajudar a sua filha a ler tem sido terapêutico: “Voltei atrás e aprendo a ler num nível muito básico.”
Este actor desenvolveu a perseverança como resultado da sua experiência com a dislexia: “ Eu nunca desisto!”

Orlando Bloom
O disléxico Orlando Bloom  é um actor famoso. Ele acredita que a dislexia, diagnosticada  na infância, foi a chave para o sucesso que tem hoje. Isto porque Orlando Bloom não era muito bom nos trabalhos escolares, mas era excelente nas artes.
“Por causa da dislexia, sempre tive que trabalhar duas vezes mais para chegar ao mesmo lugar que outra pessoa”. A Dislexia não está relacionada com falta de inteligência, mas com falta de acesso.

O disléxico tem toda a informação que precisa, mas tem dificuldade em processá-la.”
“E agora, sempre que vou a um encontro de negócios, estou  super preparado. Para os testes de ‘O Senhor dos Anéis’,  preparei-me muito. De certa forma, sou grato à dislexia, pois deu-me orientação”, concluiu.

Existem muitos outros disléxicos que se destacaram por desempenharem de forma brilhante as suas actividades, na literatura, no cinema, no desporto, na ciência, na escultura, na pintura, na política e em outros campos. Esses disléxicos famosos incluem Pablo Picasso, Albert Einstein, Alexander Beel, Charles Darwin, Agatha Christie, Walt Disney, Robin Williams, Van Gogh, Tom Cruise, Thomas Edison, Winston Churchill, Oliver Reed, Leonardo Da Vinci e Ben Johnson.

1 comentário:

  1. Olá ! Eu sou disléxico e tenho 21 anos faço anos no dia 1 de Maio . Não tenho problemas com a escrita nem com a leitura . Passo a dizer que falo e escrevo correctamente . Descobri que era disléxico com 20 anos . Descobri à um ano e um mês . Descobri ao ter visto o mapa astral . Foram - me reveladas coisas que nunca tinham - me revelado . Por aquilo que eu sei eu sou um artista plástico e posso dizer que vou ter muito sucesso , tenho uma aptidão que poucas pessoas têm que é a de ser vidente . É uma aptidão que muita pouca gente tem mas eu tenho . Há já me estava a esquecer de dizer que vou ser empresário e também Astrólogo . Descobri que era disléxico devido ao descuido das pessoas que gostam de mim da minha madrinha e dos meus pais . Tenho só o oitavo ano . Tive quase a fazer o nono ano em 2008 mas esbarrei - me no exame de Língua Portuguesa e era na disciplina em que tinha mais sucesso . Foi devido à falta de bases que eu tive desde o 7º até ao nono ano . Reprovei 3 anos no nono ano . No 5º e no 6º ano tirava boas notas mas depois acabei por não as tirar . :S Bem já disse tudo o que tinha a dizer . Um abraço para vós todos ! :D

    ResponderEliminar