domingo, 8 de maio de 2011

Características dos disléxicos

Geralmente só se detecta se uma criança é disléxica quando esta começa a ler ou se ela apresentar alguns dos sinais anteriormente descritos.
Os indivíduos com dislexia podem apresentar uma ou mais das seguintes características:
·        Problemas no reconhecimento ou na ortografia das palavras;
·        Dificuldade em dar respostas orais rápidas;
·        Dificuldades em estruturar o trabalho escrito (como as composições);
·        Leitura lenta;
·        Erros ortográficos frequentes;
·        Noção do ritmo alterada;
·        Dificuldades no equilíbrio, apresentando dificuldades no controlo postural com oscilações;
·         Dificuldades no reconhecimento direita-esquerda;
·         Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia parecida mas com diferente orientação no espaço (ex: b - d, d - p, d - q, etc);
·         Dificuldades em ler e interpretar problemas matemáticos;
·         Noção do esquema corporal imperfeita e insuficiente;
·         Dificuldade em memorizar canções e lengalengas;
·        Omissão, adição e substituição de fonemas e sílabas (ex: famosa - fama, casaco - casa, batata-bata, etc);
·         Fraca memória de curto prazo;
·        Dificuldade em seleccionar palavras adequadas para comunicar a nível oral e escrito;
·         Fraca coordenação óculo-manual;
·         Dificuldade em compreender o sentido global de um texto;
·         Soletração imperfeita, leitura sílaba a sílaba ou palavra a palavra;
·         Inversão de letras e de palavras (ex: ia-ai, sal-las, par-pra, bicudo-cubido, etc.);
·         Memória visual pobre, quando estão em causa símbolos linguísticos;
·         Dificuldades em rever textos e em identificar erros;
·         Fraca compreensão auditiva;
·         Problemas nas aptidões de organização;
·         Fraca qualidade da letra;
·         Espectro de atenção reduzido na recepção auditiva;
·         Acesso reduzido a vocabulário adquirido;
·         Problemas de percepção espacial;
·         Dificuldade em memorizar sequências;
·         Dificuldades em recordar-se de nomes;
·         Dificuldades na gestão do tempo;
·         Dificuldades em distinguir entre certos sons vocálicos consonânticos;
·         Confusão com símbolos e abecedário;
·         Escrita reflexa, ou seja, escrevem palavras do fim para o início (por exemplo ‘aduja’ em vez de ‘ajuda’);
·         Movimento errático dos olhos quando lêem;
·         Pouca destreza manual;
·         Pontuação ausente ou pobre;
·         Problemas em seguir indicações de orientação;
·         Caligrafia imperfeita;
·         Falta de organização ao nível dos materiais;
·         Problemas em recordar-se da rotina diária;
·         Fraca compreensão e falta de prazer na leitura;
·         Dificuldades em fazer rimas;
·         Escrita em espelho (normal até aos 7 anos).

Ao nível comportamental as crianças com dislexia apresentam uma atenção instável em consequência da fadiga que lhes advém do empenho na superação das dificuldades perceptivas e um grande desinteresse pelo estudo, dado que geralmente o rendimento e as classificações baixas provocam falta de motivação e de curiosidade. Algumas crianças com dislexia apresentam frequentemente os seguintes problemas emocionais:
·         Ansiedade, instabilidade emocional e dependência;
·         Tensão nervosa;
·         Dificuldade para manter a atenção;
·         Inquietude e, por vezes, desobediência;
·         Reacções comportamentais bruscas e desconcertantes, por vezes sem razão aparente;
·         Falta de controlo de si mesmo;
·         Dificuldade de ajustamento à realidade;
·         Problemas de comunicação;
·         Perturbações emocionais e afectivas;
·         Auto-conceito e auto-estima baixos, com reduzida tolerância à frustração.

Embora a dislexia seja de origem neurobiológica, isto é ela acompanha o indivíduo ao longo de toda a sua vida, os seus efeitos podem ser atenuados. É importante que o diagnóstico seja feito o mais precocemente possível para que os profissionais adequados comecem a trabalhar em benefício da criança, tendo em conta não só as suas limitações mas também as suas capacidades. Desta forma, quanto mais cedo for diagnosticada a dislexia, mais probabilidades de sucesso irão existir.

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